Para que serve um empréstimo?

Seja por dívidas, investimento, ou compras, o empréstimo é uma modalidade muito utilizada

Seja por dívidas, para investir em algo, ou mesmo para compras, o empréstimo se torna uma modalidade muito utilizada por pessoas que desejam direito rápido. Entretanto, apesar da promessa de agilidade, algumas questões precisam ser avaliadas para o processo de empréstimo. 

Um dos principais tipos de empréstimo é o  pessoal, modalidade em que a pessoa física recebe o valor solicitado. Ele também pode funcionar com a promessa de devolução parcelada em um período definido por meio de contrato. Uma taxa referente aos juros também é cobrado. 

A escolha por essa modalidade é uma das mais comuns por obter o crédito livre, em que não há um questionamento sobre com o que será gasto o dinheiro emprestado. Essa é a principal diferença com o financiamento, que possui um objetivo específico. 

Além do empréstimo pessoal e do financiamento, há também a modalidade de crédito consignado. O crédito consignado possui um público específico, que são os pensionistas, aposentados e pessoas que trabalham de carteira assinada. Nessa modalidade, o valor solicitado é entregue antes do salário e é descontado diretamente na folha de pagamento. Nesses casos, os juros cobrados costumam ser bem menores do que o de empréstimo pessoal.

Juros cobrados em empréstimo

Um dos principais pontos que devem ser avaliados no momento em que uma pessoa parte em busca de empréstimo é o valor dos juros que serão cobrados no valor das parcelas do empréstimo. Na maior parte das vezes, quanto maior a facilidade – sem avaliação de crédito, pesquisa de nome -, maiores são as taxas. Isso significa que haverá um valor maior de juros a ser cobrado, levando em consideração o risco de inadimplência.

Pagamento antecipado: como diminuir os gastos 

Muita das vezes em que uma pessoa solicita um empréstimo ela pode estar apenas em busca de uma solução rápida. Nesse caso, em que o requerente possui o valor do empréstimo logo após o tempo, a dívida antecipada costuma ser vantajosa para diminuir os gastos que são cobrados por meio dos juros. 

Dessa forma, se em vez de pagar uma única parcela, a pessoa optar por pagar mais algumas, as taxas de juros podem ser abatidas do valor final. Isso resulta em taxas menores e, nesse ponto, o empréstimo se torna mais vantajoso. 

Qual a melhor empresa para realizar? 

No momento em que optar por realizar um empréstimo a pessoa deve partir em busca de realizar uma boa pesquisa. É nesse ponto que ela poderá identificar qual a instituição financeira ideal para a realização do pedido de empréstimo. Essa pesquisa é ideal porque as taxas de juros podem variar de acordo com o banco/instituição e também de acordo com a modalidade de empréstimo que a pessoa vai optar. 

Com a escolha feita é hora de ir ao local e informar o valor que se deseja. Nesse momento a empresa fará a avaliação do crédito. Em caso positivo, o contrato será realizado e basta aguardar que o valor seja debitado.