Protesto de título: para que serve

Entenda o que significa protesto de título e para que serve a ação

Você sabe para que serve o protesto de título?

Muitas pessoas só descobrem o significado de ser protestado quando isso ocorre. Mas, afinal, o que é o protesto? O protesto de título é a comprovação de que um título não foi pago, ou mesmo do não cumprimento de um título em específico. Dentre eles estão:

Dessa forma, se uma pessoa não pagou um determinado título, a pessoa que está com o débito pode protestar o valor a ser pago. Com isso, é possível identificar que a outra possui uma dívida. Além disso, o protesto de título também pode ser utilizado para que as pessoas identifiquem qual o prazo de vencimento. 

Isso significa que se a pessoa deseja protestar o título, o primeiro passo é ir a um Cartório de Protesto. Com todas as informações será realizado o documento que atesta sobre o direito de pagamento de crédito. 

Tive um título protestado. E agora? 

A maior parte das pessoas que possui o nome protestado só o descobre quando precisa de um documento denominado de “Certidão Negativa de Protesto”. O documento é o que atesta que não há débitos no nome da pessoa. Ele costuma ser solicitada para realização de pedidos de financiamento, solicitação de empréstimo, abertura de contas bancárias, dentre outros. 

Se, ao solicitar a emissão da certidão negativa, a pessoa descobrir que está com alguma dívida protestada, o documento que será emitido é a “Certidão Positiva”. Na certidão constará todas as informações sobre o débito em questão. Após o pagamento, há o prazo de três dias úteis para que o processo seja protocolado e o título seja retirado. 

Atualmente é possível solicitar pela internet a Certidão de Protesto. Nela, caso haja débitos, constará informações sobre quais as instituições que realizaram a reclamação sobre dívida.