O que é Certidão de Protesto? Tudo o que você precisa saber

A Certidão de Protesto, também denominada de Certidão Negativa de Protesto, é o documento no qual ocorre a comprovação da inadimplência. Essa inadimplência comprovada pode ser de pessoa física ou jurídica. Esta certidão é feita junto ao Cartório de Protesto e, na maioria dos casos, é feito sobre um título ou documento.

Dentre os principais documentos que sofrem protesto estão

Quem deseja realizar um protesto precisa pesquisar quais Cartórios de Protesto existem na cidade. Em algumas localidades só há um cartório. Contudo, em cidades grandes é possível encontrar mais de um cartório. Assim, se você possui algum débito, a pesquisa e a certidão de protesto apontarão o seu nome. Alguns portais eletrônicos possibilitam a emissão da Certidão.

Lembre-se que, após a regularização, é importante apresentar o documento que comprove essa quitação. Esse cuidado deve ocorrer porque para realizar alguns serviços é necessário estar “limpo”. Dentre as ações que exigem adimplência estão:

O portal eletrônico Serviço Central de Protesto de Títulos (SCPT) é um dos sites que permite a solicitação dessa certidão. Cada emissão dessa certidão custa, em média, R$ 9,71. Caso você deseje a certidão que ateste a regularidade nos Dez Tabelionatos o valor é de R$ 97,10 (em São Paulo). Se você deseja que a certidão seja enviada pelos Correios, o frete também será cobrado. 

O SCPT conta com postos presenciais, nos quais é possível receber a certidão, caso você não queira pagar as taxas necessárias para o envio pelos Correios. Contudo, é preciso estar atento para os horários de entrega, que podem variar de acordo com cada local. 

 Certidão de Protesto e golpes: esteja atento

Esteja atento a possíveis golpes que podem ser feitos a partir dos protestos. Caso você receba algum telefonema que informe que há algum título protestado no seu nome, jurídico ou social, e que lhe ofereça a quitação por meio de débito em conta, não acredite. 

Outra modalidade de golpe no qual as pessoas caem é os nomes de possíveis Tabeliães de Protesto que oportunizam a quitação por meio de e-mails. Outros e-mails falsos podem ser enviados no nome do Serviço Central de Protesto de Títulos – SCPT e em nome da Corregedoria Geral da Justiça. Caso você receba algum desses pedidos, tente entrar em contato imediatamente com o órgão a fim de verificar a procedência do pedido.