Como limpar meu nome no cartório?

Ao receber a informação de que o seu nome foi protestado é importante, qual o primeiro passo para limpar o seu nome? Verificar no cartório a certidão de protesto. É a partir da certidão você terá acesso aos dados sobre a pessoa ou instituição que o protestou. Para isso, é preciso ir ao cartório onde o seu nome foi protestado, portando RG e CPF. Lembre-se que um protesto pode ser realizado a partir de

Não sei onde está o protesto. E agora?

No caso de você não saber em qual cartório seu nome foi protestado, é importante realizar uma pesquisa nas instituições de crédito. Em alguns casos, o ideal é a visita presencial a uma agência do SPC/ Serasa. No local você precisa apresentar documento de identificação e CPF. Outra opção é pesquisar o local em que fica o cartório no qual foi feito o protesto. O portal eletrônico do Ministério da Justiça disponibiliza uma lista com os nomes dos cartórios. 

Após estar com todas as informações, o segundo passo é procurar a pessoa ou empresa que protestou seu título, a fim de quitar a dívida. Não tem mistério: para limpar seu nome é preciso pagar a conta da dívida. Ao realizar a quitação, peça um comprovante para reconhecer firma em cartório. Esta atitude faz com que o papel seja válido. 

Com o comprovante em mãos, volte ao cartório e peça o cancelamento do protesto. Para que seja emitida a certidão negativa de protesto algumas taxas serão cobradas. Além disso,  para que seu nome seja retirado, taxas também devem ser pagas por você. O valor varia de acordo com cidade e, após a retirada, o próprio cartório entra em contato com a Serasa e SPC. 

Caso você não tenha encontrado a empresa que protestou seu nome (ou ela não exista mais) é preciso procurar um advogado, pois será necessário entrar com um pedido de ofício ao cartório, em que a taxa de dívida seja paga diretamente para ele.