O que é Certidão para Fins de Concorrência Pública?

Tudo o que você precisa saber sobre a Certidão para Fins de Concorrência Pública

Quem deseja apresentar uma Certidão para Fins de Concorrência Pública, como o nome já diz, precisa estar atento para quais os documentos são pedidos no momento em que o edital de concorrência é lançado. 

 Os Tribunais de Justiça que disponibilizam a emissão deste tipo de certidão pedem que o interessado apresente petição em duas vias. De preferência, o documento deve ser em papel timbrado (se pessoa jurídica), endereçada à Diretoria de Apoio Técnico da Secretaria da Primeira Instância, que variam de acordo com cada Estado.  

Além disso, é necessário que a pessoa (caso seja jurídica), apresente nome da empresa e nº do CNPJ. Em contrapartida, a pessoa física precisa apresentar nome completo, nº do RG e nº do CPF do interessado. Contudo não é necessário que a petição seja reconhecida em firma.  prazo para a entrega da certidão é de quatro dias úteis. 

Concorrência pública no Estado de São Paulo

Na cidade de São Paulo, o Tribunal de Justiça disponibiliza um endereço para que seja realizada a entrega da petição. Neste caso é necessário que o interessado compareça pessoalmente ao Setor de Certidões do Fórum João Mendes Jr. O Fórum é localizado na Praça Dr. João Mendes, s/nº, 2º andar, sala 206, com a petição em mãos. 

Atualmente alguns portais eletrônicos disponibilizam a emissão da Certidão para Fins de Concorrência Pública. Ao realizar o pedido de requerimento para a emissão da Certidão é necessário informar alguns dados, como:

Se é pessoa física ou jurídica, CNPJ;

Além disso, o interessado deve informar quais dados ela deseja que conste na certidão. Quando realizado pela Internet o prazo é de cinco dias úteis a contar da data do pagamento. A validade é de 30 dias, na maioria dos casos, que são contados a partir da data de expedição do documento. 

Outra mudança que tem sido observada no ambiente das emissões de certidão é a disponibilidade da geração de documentos pela Internet. Essas atividades contribuem para uma maior facilidade do cidadão de ter acesso a esse tipo de serviço. 

De acordo com especialistas da área, a expectativa atual é sobre a tendência de que outras certidões sejam disponibilizadas por meio do novo sistema, como as de objeto e pé, as certidões para concorrência pública e as ultravintenárias. Contudo, ainda não há uma data prevista para que as mudanças ocorram.