O que é Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT)?

Tudo o que você precisa saber sobre o tipo de Certidão que comprova se há ou não inadimplências

Instituída pela lei nº 12.440/2011, a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas surge por uma alteração na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei das Licitações (nº 8666/1993).  O documento tem como principal objetivo o de atestar se pessoas – físicas ou jurídicas – possui inadimplência em processo de execução trabalhista definitiva. 

Contudo, para que a Certidão passasse a ser emitida foi necessário que fosse organizado o Banco Nacional de Débitos Trabalhistas (BNDT). O BNDT é centralizado no Tribunal Superior do Trabalho, e ambos funcionavam a partir de informações enviadas pelos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país.  

Para que serve a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

Desde que surgiu, no ano de 2011, a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas é uma das exigências para quem deseja participar de processo licitatório. O documento funciona como prova de sua regularidade trabalhista. Ao emitir a CNDT, ela pode resultar em

Quando a Certidão é emitida de forma negativa, isso significa que o solicitante não está inscrito como devedor no BNDT. Já quando é entregue em caráter positivo, isso significa que o solicitante possui uma execução definitiva em andamento.

Certidão Positiva: O que é?

Há ainda a possibilidade de a Certidão ser emitida na forma positiva com efeito de negativa. Neste caso o devedor já foi intimado para o cumprimento da obrigação em execução definitiva. Nesse caso, houve a garantia que haveria o depósito, por meio de bens suficientes à satisfação do débito.

Desde que se encontra em vigor, o interessado em emitir uma CNDT pode realizar o pedido de maneira gratuita por meio dos portais eletrônicos:

Ao realizar o cadastro é importante que o solicitante, seja ele físico ou jurídico, apresente o CPF ou CNPJ, respectivamente. Após a emissão, a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas tem validade de 180 dias. O documento é válido em todo o território nacional.