A pesquisa de bens consiste em um serviço responsável por descrever quais bens uma pessoa – seja ela física ou jurídica – possui. Para essa questão é possível ter acesso a quais bens imóveis a pessoa possui, bem como direito a outros bens reais.
Para realizar esse tipo de serviço é necessário que se tenha os dados de um dos documentos:
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Esses dados são necessários para que se tenha acesso abase de dados compartilhada com osCartórios de Registro de Imóveis. As pesquisas coletam informações desde janeiro de 1976, tendo em vista que as informações anteriores são denominadas de “transcrições”.
Dessa forma, ao realizar a pesquisa é como se a pessoa tivesse acesso a todos os dados correspondentes que estão disponíveis no cartório. Não é possível realizar a pesquisa somente com o nome da pessoa, para que se eviteproblemasde homonímia.
Como solicitar uma Pesquisa de Bens
Entretanto, se a pesquisa realizada não considerar apenas bens imóveis é necessário que o requerente preencha um formulário informando. Nele deve ser informado sobre quais são as aquisições/alienações que tem interesse em verificar. Nesse caso, o pedido é feito de forma direta em um Cartório.
Os valores correspondentes à emissão do documento descritivo costuma variar de acordo com cada Estado. Além da emissão do documento, uma taxa também será cobrada pela atividade administrativa. Também é possível realizar o serviço pela internet. Entretanto, nesse caso, o resultado será entregue no sistema do próprio site.